CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente

Customer Relationship Management (CRM) nada mais é que um termo em inglês que traduzido em português significa .

O CRM foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente através de sistemas CRM. Esses sistemas, tem como objetivo, ajudar as empresas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes, armazenando e inter-relacionando dados em busca de informações sobre suas atividades e interações com a empresa, traçando assim um perfil dos seus clientes para assim construir um relacionamento de longo prazo. É uma estratégia focada no cliente voltada ao entendimento e antecipação de suas necessidades dos clientes atuais e potenciais, a fim de supri-las da melhor forma.

Todo esse processo de “foco no cliente” é iniciado através dos softwares CRM. São eles que agregam todas as informações do relacionamento do cliente com a empresa e outros dados como, idade, gênero, nacionalidade, em busca de transforma todas essas informações em conhecimento para os gestores da empresa, para a partir daí criarem uma estratégia personalizada e moldada nos seus clientes com objetivo de alcançar maior qualidade, um contato significativo através de uma melhor informação, de melhor timing, e acima de tudo, uma cultura empresarial mais proativa e com reação.

 

Pois segundo Kotler e Fox (1998):
“Conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos que já possui.”

Giulio Souza

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